Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Andanças Literárias

Bate às portas a Bienal do Livro, em sua versão 2012, na Expominas, de 18 a 27/05/2012. Como nunca é demais fazer propaganda de livros num país que quase não lê, vale a pena falar um pouco sobre o evento.

A Bienal deste ano vai contar com mais expositores de livros, uma parte reservada aos quadrinhos. É sinal de que a exposição pegou mesmo em Minas Gerais. A Feira do Livro, na Serraria Souza Pinto, já estava acanhada para o mercado mineiro.

Além do mais, a grande mostra bianual já é tradição em outros lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, etc. Nós também precisávamos de uma, que contemplasse o nosso público leitor.

Quem já visitou a Bienal e gosta realmente de livros, sabe que o ambiente ali é mágico. São estandes numerosos, expondo livros de todos os gêneros, tamanhos e cores; respira-se uma atmosfera diferente, parece que tantas pessoas manipulando os livros forma uma “corrente de simpatia” à leitura. É fascinante, sobretudo, vermos os pequenos interessados em livros, jovens participando ativamente das discussões com os escritores. Eles são leitores em formação e depende do interesse, da motivação deles tornarmo-nos uma país onde se lê mais e melhor.

Sempre reservo algum dinheiro para comprar livros na Bienal. Se em qualquer livraria já é, para mim, uma compulsão levar algo para casa, imaginem num acontecimento desse porte.

Pretendo fazer uma coisa diferente, dessa vez: vou fotografar as minhas andanças por lá e depois exponho as fotos nesse blog.

Nenhum comentário: