Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Clube do Livro dos Anos 80

 

Caro leitor, se você tem 30 anos ou mais, já gostava de leitura, deve se lembrar do Círculo do Livro. Refresquemos a memória: era um sistema de “clube do livro”, que entregava os volumes selecionados para associados. Havia uma revista, com resumo de todos as obras disponíveis e o sócio tinha por obrigação pedir pelo menos um livro a cada trimestre.

Os vendedores iam a nossa casa fazer a entrega e levar o novo catálogo. Lugares onde não existiam vendedores eram atendidos por correio. O Círculo do Livro foi uma editora brasileira, com parceria firmada entre o Grupo Abril e a editora alemã Bertelsmann e inicou suas atividades em 1973.

Em 1982, as vendas alcançaram cinco milhões de exemplares vendidos; em 1983, eram oitocentos mil sócios espalhados pelo território brasileiro. Entretanto, na mesma década de 80, acontecia, além do apogeu da empresa, sua falência.

Eu era um dos associados. Recebia meus pedidos com regularidade. Eram livros bem-acabados, com capa dura e páginas costuradas, a preços bastante competitivos. Lembro-me que havia muitos outros associados ao Círculo do Livro na empresa onde eu trabalhava.

Não me importa o motivo pelo qual as atividades da editora foram encerradas. Dizem uns, pela má administração; outros dão como causa a retirada da Bertelsmann do negócio. Sinto pelo término do projeto, pois acredito que ele realmente contibuiu para a formação e manutenção de leitores brasileiros; mas, é claro, uma empresa não pode ser mantida por romantismo e, às vezes, nem o idealismo, por mais nobre, pode preservá-la. Foi uma pena. É uma pena.

3 comentários:

Leonardo Bortoluzzi disse...

Que saudade do Clube do Livro! Um senhor bem velinho ia periodicamente em nossa casa em Porto Alegre. Entregava os livros e deixava a revista. Minha mãe elogiava muito. Lembro das noites de leitura.

Blog do Cleuber disse...

Leonardo, por muito tempo fui sócio do Círculo do Livro. Quanta coisa eu li na edição deles! Ainda tenho volumes na minha estante, esperando releitura. Marcou época, realmente. Um abraço.

João Polido disse...

Nossa que saudades!

Infelizmente mudei de cidade é acabei perdendo todos meus exemplares para releitura.
Se alguma boa alma puder vender alguns exemplares para que eu possa matar saudades, ficarei eternamente grato.

meu watsapp (12) 9 9277 5563

João Polido