Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

domingo, 24 de junho de 2012

Uma coleção recomendável

Tinha prometido a mim mesmo que não compraria mais livros de coleções ofertadas em bancas de revistas. Afinal, as escolhas não são nossas, e isso pode gerar um volume de obras inertes na biblioteca particular. Tenho prazer em fazer minhas próprias opções literárias, normalmente, de livros que começo a ler tão logo os compro.

Essa coleção da Folha de São Paulo, de Literatura Ibero-americana, entretanto, mudou meu propósito. Pelo preço bastante acessível de R$ 16,90 compro livros importantes, com bom acabamento. A periodicidade é de um volume por semana, sempre aos domingos.

Talvez, por iniciativa própria, não teria acesso a tais livros e escritores. A seleção é muito bem feita; temos ali o Neruda, o Garcia Lorca, o Jorge Luís Borges,o Bioy Casares, o Mário Vargas Llosa. Além desses, mais: António Lobo Antunes, José Saramago, Milton Hatoum, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Raduan Nassar, Cabrera Infante, etc. Um seleção de peso. São vinte e cinco volumes, ao todo. É realmente uma oportunidade e tanto para se ter em casa obras representativas da literatura ibero-americana. Gostaria que a Folha considerasse a possibilidade de fazer algo semelhante com a literatura africana de expressão portuguesa.

Nenhum comentário: