Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Enfiando o pé na jaca II

Hoje, dia 14 de setembro de 2017, estive na 2ª FLI-BH, no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, em frente ao 104. Como já é do conhecimento de muitos, resisto bem às liquidações de uma porção de coisas, mas não às dos livros. Na FLI-BH, livros com 40% de desconto falaram mais alto.
A FLI – Festival Literário Internacional fica aberta do dia 14 ao dia 17, no horário comercial. A deste ano homenageia a poeta Laís Corrêa de Araújo (1927-2006) e a entrada é gratuita.
Eis abaixo os livros que escolhi, no meio de muitas opções:

Resultado de imagem para livro pecar e perdoarPecar e Perdoar, de Leandro Karnal: há algum tempo eu estava namorando este livro, atraído pelo título e pelo seu autor. Leandro Karnal é figurinha conhecida nas terras youtúbicas. Acho muito pertinentes a maioria das suas análises, e as outras, com as quais talvez não concorde tanto, pelo menos dignas de escuta e reflexão.

Resultado de imagem para livro jogo de cena em bolzanoJogo de cena em Bolzano, de Sándor Márai. Sándor é um escritor húngaro; talvez seu livro mais conhecido no Brasil seja As Brasas. O título húngaro é impronunciável para brasileiros e apenas como curiosidade, o coloco aqui: Vendégjáték Bolzanóban. O maior sedutor do mundo, Giacomo Casanova fugiu da prisão onde estava e chega à cidade de Bolzano, no extremo norte da Itália. Lá, o mal-afamado veneziano tentará usar de todas as suas artimanhas sedutoras para se ajeitar na vida, mas terá um encontro com fantasmas de um passado não tão distante.

Resultado de imagem para livro um estranho numa terra estranha Um estranho numa terra estranha, de Robert Heinlein, é um clássico da ficção científica. A editora Aleph tem feito um trabalho admirável no campo da sci-fi. Esta obra é dos anos 1960 e foi muito importante para a época, por causa da sua mensagem de amor e liberdade. O autor, Robert Anson Heinlein havia sido um autor para jovens e resolveu, a partir do livro Tropas Estelares, escrever ficção para adultos. Diferentemente do Tropas, com viés bem militarista, este reflete a insatisfação do autor com os valores sociais estabelecidos. Heinlein é considerado, ao lado de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, um dos maiores autores do gênero literário.


Resultado de imagem para livro viver em paz para morrer em pazViver em paz para morrer em paz, de Mario Sergio Cortella. Não é desconhecido pelos leitores deste blogue que sou fã de carteirinha do Cortella. Gosto muito do seu jeito didático de explicar questões complexas; sua argumentação é irretocável. Dele, já resenhei aqui dois livros: Educação, Escola e Docência e Por que fazemos o que fazemos? As duas resenhas são campeãs de acesso, o que comprova, muita gente também é fã dele ou, pelo menos, tem simpatia ou curiosidade pelos seus escritos.

Nenhum comentário: