Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

sábado, 16 de dezembro de 2017

Resenha nº 109 - Uns e Outros - Contos Espelhados, vários autores

Resultado de imagem para livro uns e outrosTítulo: Uns e Outros – Contos Espelhados
Autor: Vários
Editora: Dublinense/TAG Livros
Edição especial
Organizadores: Helena Terra e Luiz Ruffato
ISBN: 978-85-8318-092-0
Gênero: Coletânea de Contos
Literatura Brasileira

A TAG Livros (em parceria com a editora Dublinense, de Porto Alegre) brindou a seus assinantes, entre os quais me incluo, em julho de 2017, com uma edição especial. Trata-se de uma coletânea de contos com uma particularidade muito interessante, que rendeu bons trabalhos.
Foram selecionados oito autores e dez contos; escritores convidados deveriam escrever suas versões destes trabalhos. Assim, constam da obra: Ernest Hemingway, com Fim de algo; James Joyce, Eveline; Clarice Lispector, Os desastres de Sofia; Monteiro Lobato, Negrinha; Katherine Mansfield, Marriage à la mode; Guy de Maupassant, O colar; Liev Tolstoi, Depois do baile e, finalmente, Machado de Assis, com três contos selecionados, A teoria do medalhão, Pai contra mãe e Um homem célebre.
Os escritores convidados produziram suas releituras dos trabalhos originais. Seguindo a mesma ordem de autores originais acima: Luiz Antônio de Assis Brasil, Início de alguma coisa (imitando Hemingway); Beatriz Bracher, A morte da mãe; Eliane Brum, Simplício; Ana Maria Gonçalves, Negrinha! Negrinha! Negrinha!; Ivana Arruda Leite, A rainha das fadas; Maria Valéria Resende, Um simples engano; Cristovão Tezza, O herói da sombra e, ao final e ao cabo, Milton Hatoun, O futuro político (primeiro ato); Paulo Lins, Pipa Sande; José Luís Peixoto, Um homem célebre.
Experiência muito enriquecedora para os leitores e, acredito, também para os escritores que produziram novos contos a partir dos originais, este Uns e Outros – Contos Espelhados mostram um pouco, ou talvez de maneira concentrada, aquilo com que escritores sempre trabalharam: a intertextualidade.
A palavra foi cunhada por Julia Kristeva, linguista estruturalista belga – também realizando trabalhos na linha da Teoria Literária, Semiótica, psicanálise, biografia e autobiografia. Por ela, entende-se toda e qualquer criação de um novo texto a partir de outro, pré-existente. Podemos dar um exemplo de intertextualidade que ficou famoso: os famosos Sherlock Holmes e Dr. Watson, personagens de Sir Arthur Conan Doyle, nas histórias de detetive Holmes foram utilizados para criar Guilherme de Baskerville e Adso de Melk, em O nome da rosa, de Umberto Eco.
Aliás, talvez os personagens mais copiados de todos os tempos, verdadeiros ícones de nossa cultura literária ocidental sejam o fidalgo Dom Quixote, montado em seu pangaré Rocinante, seguido do fiel escudeiro, Sancho Pança, por sua vez, cavalgando um burrico. Seres histriônicos por excelência, serão retomados por muitas e muitas vezes.
A turma que compõe Uns e Outros é, como se pode ver, de peso. Tanto os dos originais, quanto os contemporâneos. É mais que uma leitura prazerosa (pelo menos o foi para mim), é ilustradora do que pode fazer o talento de nossos escritores brasileiros – e até de um autor português, o José Luís Peixoto.
De acordo com o prefácio do livro, os autores contemporâneos foram
“Investidos de total liberdade para a escolha do escritor e do conto clássico com quem queriam dialogar, à sua maneira, dentro de seus respectivos estilos, com suas particulares vozes e visões de mundo, os dez formaram pares com Machado de Assis, Ernest Hemingway, James Joyce, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Katherine Mansfield, Guy de Maupassant e Liev Tolstoi.” (páginas 12/13)
Não se trata, obviamente, de exercício de cópia; os contemporâneos leram os contos originais e a partir destes produziram novos contos, seguindo a mesma temática, mas impondo suas marcas autorais, seu enredo, seus personagens.

Uma última palavra a Uns e Outros – Contos Espelhados: a edição está muito bem cuidada e é muito bonita. Feita com capricho. Espero que dentro de algum tempo, ela esteja em edição aberta ao público em geral.

Nenhum comentário: