Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Pé Na Jaca, Parte 3: Semana do Consumidor, de Março de 2018

Foto 1 - Livro - O Jogo do Anjo - Coleção O Cemitério dos Livros Esquecidos - Vol. 2
Eis o resultado da última “Semana do Consumidor”: livros novos chegaram às minhas prateleiras. Não podia perder a chance de continuar a ler a séria série do “Cemitério dos Livros Esquecidos”, de Carlos Ruiz Zafón. Resenhei o livro inicial, A Sombra do Vento aqui no blogue, há algum tempo.
Resultado de imagem para livro o labirinto dos espiritosAo volume inicial, juntam-se agora: O Jogo do Anjo, volume 2; O Prisioneiro do Céu, volume 3; O Labirinto dos Espíritos, volume 4. Carlos Ruiz Zafón acertou a mão em seu projeto literário. Era, inicialmente, um autor dedicado à Literatura Infanto-juvenil. Ganhou uma experiência consistente, pois, afinal, não é fácil manter a atenção deste público por livros, num mundo cheio de apelos visuais e tecnológicos. É daqueles casos em que se reúnem sucesso de público e de crítica. Na minha opinião, a pegada dos livros escritos para o público infanto-juvenil é mantida, mas os livros acrescentam reflexões adultas e um suspense mais elaborado. Com esta série do "Cemitério dos Livros Esquecidos", Zafón presta uma grande homenagem à literatura e ao hábito de ler. Estes livros são um prazeroso mergulho numa Barcelona que, ao mesmo, é e não é real. A realidade é dada pelo ancoramento da história na arquitetura e geografia da cidade; é ficcional, na medida em que o autor empresta uma atmosfera sombria, quase gótica da cidade. Imperdível.

Uma biografia, tida como excelente (vamos conferir, mas já adianto que o livro é bonito, contendo várias informações visuais), do sempre interessante Leonardo da Vinci. É um dos representantes do chamado Alto Renascimento, um sábio, um polímata (domina várias especialidades), um verdadeiro homem renascentista. Ao mesmo tempo, muito além desses limites, um visionário. Famoso não só pelas suas invenções futuristas, mas também pela pintura, da qual o exemplo maior é a sua Mona Lisa.  

A Novela no Início do Renascimento - Itália e França  - Erich Auerbach (8540505592)Meu interesse por livros teóricos de literatura está representado pelo excelente crítico de arte, Erich Auerbach (meu velho conhecido dos tempos de faculdade). Certamente, este pequeno volume, A Novela No Início do Renascimento, em que ele analisa, sobretudo, O Decamerão, de Giovanni Boccaccio, vai acrescentar muito à minha formação continuada. Este é o volume de estreia de Auerbach como crítico de arte e ensaísta.

Como ninguém é de ferro, um pouco de espiritualidade: Apocalipse na Visão Espírita, estudo de autoria de Marco Paulo Denucci di Spirito. Ele rastreou o que foi dito na obra extensa do médium Francisco Cândido Xavier sobre o emaranhado Apocalipse e fornece uma das chaves possíveis para se tentar entender o texto de João, naturalmente, dentro da perspectiva espírita.

20617Este romance, Roma na Luz do Entardecer, faz parte de uma trilogia de lavra da médium Nadir Gomes e comunicação espiritual de Julianus Septimus. Os outros dois volumes anteriores são A Sacerdotisa do Antigo Nilo, volume 1 e Roma dos Meus Amores e das Minhas Dores, volume 2.


Nenhum comentário: